Translate

28.9.13

Cronograma do Semestre (Atualizado)


07/08 - Marcelo Samuel Berman
14/08 - Não haverá seminário (VII Simpósio Internacional Principia)

21/08 - Não haverá seminário (Reunião de departamento)

28/08 - Tony Marmo

04/09 - Rodolfo C. Ertola Biraben

11/09 - Não haverá seminário

18/09 - Felipe Ferrari Gonçalves

25/09 - Mariana Matulovic

02/10 - Não haverá seminário

09/10 - Não haverá seminário (XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia)

16/10 - Não haverá seminário (Reunião de Departamento)

23/10 - Pedro Lemos

30/10 - Rafael Testa

06/11 - Inés Corbalán

13/11 - Não haverá seminário (Reunião de Departamento)

20/11 - Não haverá seminário (Feriado em Campinas)

27/11 - Abílio Rodrigues

23.9.13

25/09 - Mariana Matulovic


O presente trabalho tem por objetivo  explorar, em diversas vertentes, o caráter universal de uma ferramenta poderosa de prova, apta a ser utilizada em lógicas clássicas e não clássicas, em particular em lógicas multivaloradas proposicionais (determinísticas e não-determinísticas), em lógicas paraconsistentes, em lógicas modais e na Lógica de Primeira Ordem. Trata-se do Método de Prova de Anéis de Polinômios, que também pode ser considerado como uma semântica algébrica. 

O método traduz fórmulas de uma lógica específica em polinômios (em geral finitos, mas podendo ser infinitos) com coeficientes em corpos finitos, e transforma o problema de se encontrar demonstrações no correlato algébrico da busca de soluções de sistemas de equações polinomiais. Esta universalidade do método possibilita a abertura de diversas linhas de pesquisa, sendo a questão da verofuncionalidade e suas generalizações uma delas. Outras linhas de pesquisa são: possibilidades de se investigar enfoques alternativos da complexidade computacional, prova automática de teoremas, métodos heurísticos em lógica e correlações entre álgebra e lógica.

Este trabalho analisa e compara sistemas de anéis de polinômios para sistemas com verofuncionalidade generalizada, como no caso das semânticas não-determinísticas, e ainda em sistemas onde a verofuncionalidade é perdida, tais como em sistemas multivalorados reduzidos a bivalorados através da conhecida redução de Suszko. O método de anéis de polinômios, além de poderoso e elegante em sua aparente simplicidade, constitui ainda um ótimo instrumento pedagógico.

Em relação à lógica clássica, definimos um anel de polinômios para a Lógica de Primeira Ordem, fundamentado em um novo domínio que opera com somas e produtos infinitos, o qual se denomina domínio de séries generalizadas fechado por produtos.

Finalmente, procuramos avaliar todas as potencialidades do método, principalmente no aspecto inerente à questão de se poder pensar em uma característica unificadora na medida que utiliza o mesmo viés matemático para traduzir diferentes sistemas lógicos em variedades algébricas similares. Além disso , analisamos as interrelações do método com respeito a lógica algébrica (ou álgebra da lógica), e avaliamos suas perspectivas.

16.9.13

18/09 - Felipe Ferrari Gonçalves

O papel da Pura Experiência na Filosofia de Kitarō Nishida

Felipe Ferrari Gonçalves
Universidade de Nagóia


Resumo

Segundo Keiji Nishitani [西谷啓治] (1900-1990), Kitarō Nishida [西田幾多郎] (1870-1945) fora o primeiro japonês a “estabelecer a filosofia ocidental em solo japonês”. Isto é, analizar os conceitos fundamentais do pensamento ocidental sob o pano de fundo religioso e cultural do oriente de modo a buscar a compreensão intelectual entre ambos os hemisférios. A apresentação terá como objetivo uma breve apresentação acerca dos conceitos básicos da Filosofia Japonesa para, então, se dedicar à análise da pedra fundamental sobre a qual se baseia a obra máxima de Nishida, a Investigação acerca do bem [善の研究] de 1911, a saber, o conceito de Pura Experiência [純粋経験], que fora cunhado sete anos antes pelo estadunidense William James (1842-1910) nos ensaios A consciência existe? [Does Consciousness Exist?] e Um mundo de pura experiência [A World of Pure Experience].

Evento em conjunto com CAFIL-Unicamp
____

Felipe Ferrari Gonçalves


Ingresso em Filosofia pela Unicamp em 2005 e bolsista PIBIC/CNPq de 2007 a 2009 com o projeto de pesquisa Discussão acerca do conceito aristotélico de topos sob orientação da Prof. Dra. Fátima R. R. Évora. Em 2010 ingressa no mestrado na mesma universidade com o projeto Filopono de Alexandria e Galileu Galilei: a discussão acerca do movimento de queda dos corpos na mesma universidade. No mesmo ano é aprovado na Bolsa MEXT de Pesquisa em Pós-Graduação do Ministério da Ciência do Japão e, no ano seguinte, ingressa no curso de japonês para estrangeiros da Universidade de Nagóia. Em 2011 ingressa no programa de mestrado da mesma universidade sob orientação do Prof. Dr. Isamu Miyahara com o tema A influência da Filosofia Ocidental no pensamento japonês do século XX.

1.9.13

04/09 - Rodolfo C. Ertola Biraben


On Four Operations in Meet Complemented Distributive Lattices


We study operations relating to Boolean and regular elements. The corresponding connectives may be interesting for fuzzy, modal and paraconsistent logic.