Translate

11.3.13

13/03 - Samir Gorsky


Título: A Lógica e a Metafísica dos Enigmas: Surpresa, Espanto e Informação. 


Resumo: O presente trabalho tem por objetivo avaliar o papel do estudo sistemático da surpresa, do espanto, da admiração e dos enigmas para a teoria do conhecimento e, em termos mais gerais, para filosofia. Tal estudo envolve ainda conceitos filosóficos importantes tais como os de informação, jogo, problema, raciocínio, conhecimento e ignorância. As análises lógica e filosófica que enfocam a teoria da informação serão baseadas, em princípio, nos trabalhos de Yehoshua Bar-Hillel, Rudolf Carnap e Jaakko Hintika (Carnap; Bar-Hillel, 1952), (Carnap; Bar-Hillel, 1953) e (Hintikka. 1970) sobre a semântica da informação e no texto de Walter Carnielli, Marcelo E. Coniglio e João Marcos (Carnielli et al., 2007) sobre lógicas da inconsistência formal. Neste âmbito, tem-se como meta identificar o espectro lógico subjacente a um cenário informativo arbitrário. A partir disso, propomos uma teoria semântica da informação tendo em conta constituintes não-clássicos. Investigamos a ideia de que algumas partes da teoria dos enigmas e da noção formal de surpresa são instâncias da teoria dos jogos sobre cenários não-clássicos, a relevância de tal estudo para a filosofia e, em particular, para a teoria do conhecimento.

2.3.13

06/03 - Maíra Bittencourt

Aspectos filosóficos de processos de decisão que envolvem probabilidade: teste de hipóteses, modelos econométricos e teoria bayesiana da decisão



Este seminário pretende apresentar um recorte dos resultados de uma monografia defendida em dezembro de 2012, na área de estudo da filosofia da probabilidade. De modo geral, procuramos trabalhar a seguinte questão: como pode ocorrer a tomada de decisão a partir de dados estatísticos ou de atribuições de probabilidades a eventos? O seminário será dividido em quatro partes. A primeira parte será uma exposição das questões filosóficas que os testes de hipóteses e os modelos econométricos podem apresentar. Em seguida serão apresentados brevemente os fundamentos de duas teorias da probabilidade: a teoria frequentista e a teoria subjetiva. A terceira parte tratará da Teoria Bayesiana da Decisão, que é uma teoria de agência racional que utiliza a probabilidade subjetiva para o cálculo da utilidade esperada. Por fim, as considerações finais visam formular algumas questões filosóficas pertinentes aos problemas citados anteriormente, além de fornecer algumas indicações bibliográficas.