Translate

10.10.12

17/10 - Edgar Almeida

"Teoremas de Lindström e Lógica de Primeira Ordem"

Apresentaremos as principais definições associadas aos Teoremas de Lindström e a estratégia de prova dos mesmos. Será, também, apresentada uma versão para as lógicas modais.

9.10.12

10/10 - Pedro Lemos


Futuro Aberto e Necessidade Relativaproposta de uma semântica de acessibilidade variável para análise de Futuros Contingentes

O tema do seminário discute o problema dos futuros contingentes em uma de suas formas mais virulentas para a compreensão que temos de nossa experiência do tempo. Há um assombro que parece nos abater da seguinte maneira: por um lado, temos a intuição de que o futuro é aberto, e que portanto, existem sentenças sobre o futuro que são propriamente contingentes, isto é, que é possível que o mundo seja atualizado para satisfazer a sentença, tanto quanto possível que seja atualizado para satisfazer sua negação. Por outro lado, quando nos imaginamos no futuro, acessando a sentença afirmada no passado, quando ela se prova verdadeira (ou falsa), somos solicitados a crer que já era desde então necessário que ela fosse verdadeira (ou falsa). Ambas as intuições, embora isoladamente plausíveis, são conjuntamente incompatíveis.
Desse modo, a primeira fase do seminário se concentra em discutir a maneira como alguns argumentos clássicos nos conduzem a considerar seriamente tal incompatibilidade (como o de Aristóteles e o Argumento do Dominador, de Diodorus Cronus). Numa segunda fase, proponho uma semântica de acessibilidade variável comoalternativa capaz de dissolver a incompatibilidade, ao tratar sentenças futuro contingentes. Consideraremos um frame de tipo T x W, proposto por Richmond Thomason (1984)1, construindo então um modelo munido de recursos para relativização daacessibilidade, inspirados em uma proposta de John MacFarlane (2003)2Desse modo, daremos as condições de satisfação para o modelo epretendemos mostrar, ao final, como a noção de necessidade dos argumentos deterministas não é incompatível com a noção de contingência do indeterminismoreconciliando duas intuições que, em nossa opinião, não são afinal incompatíveis.


1. THOMASON, R. H. (1984): Combinations of Tense and Modality. In: GABBAY, D. et al. Handbook of Philosophical Logic. Extensions of Classical Logic. Vol. 2. D. Reidel.

2. MACFARLANE, J. (2003): Future Contingents and Relative TruthIn: The Philosophical Quarterly. pp221-236.

1.10.12

03/10 - Márcio Moretto Ribeiro


Título: Uma introdução a complexidade computacional

O seminário desta semana será didático. O tema será Complexidade Computacional. Complexidade computacional é um tema de interesse tanto para ciência da computação quanto para lógica estando intimamente relacionado com a área de Computabilidade.
Algumas definições inicias serão apresentadas e alguns resultados clássicos como o teorema da hierarquia e o teorema de Cook serão discutidos. A apresentação focará em classes de complexidade de tempo (principalmente P e NP), classes de complexidade de espaço (NL, PSPACE etc.) não serão tratados no seminário.