Translate

30.8.11

12/09 - Dante Cardoso

"Três paradoxos epistêmicos: Sobre o Paradoxo de Moore, o Paradoxo da Cognoscibilidade e o da Credibilidade."

Dante Cardoso, mestrando CLE/IFCH Unicamp

Resumo: Sobre um dos mais famosos paradoxos epistêmicos em contextos envolvendo a multiplicidade de agentes cognoscentes.

16h00, no CLE

28.8.11

31/08 - Newton Perón

"Lógicas Modais e Matrizes"

Newton Perón, doutorando IFCH/CLE Unicamp.

Estipula-se que a lógica modal tenha surgido com C. I. Lewis como apêndice do seu livro A Survey of Symbolic Logic. Nele, Lewis propõe uma hierarquia de sistemas modais S1-S5 apresentando tabelas de verdade para mostrar a independência de seus axiomas, sem entretanto provar a completude. Coube a Dugundji demonstrar em 1940 que nenhum desses sistemas poderiam ser caracterizados por matrizes finitas. Alguns anos mais tarde, com o surgimento da semântica de Kripke a abordagem matricial parecia inócua.

Por outro lado, de 1940 até hoje foram propostos inúmeros sistemas modais que estão fora do escopo do resultado original de Dugundji, seja alterando a axiomática de Lewis - como os sistemas de Lemmon ou de Hughes-Creswell - seja restringindo os axiomas proposicionais - como as lógicas modais paraconsistentes, polivalentes e paracompletas. O que provaremos é que podemos generalizar o teorema de Dugundji de modo a englobar grande parte dessas modificações do caso clássico.

Por fim, mostraremos alguns exemplos de lógicas multivaloradas em que é possível definir operadores modais, e quais são as propriedades esperadas desses operadores.

25.8.11

Cronograma 2o semestre 2011

Título e resumo a ser postado oportunamente
Agosto:
31 - Newton Perón

Setembro:
12 - Dante,
14 - Carol,
28-Fábio

Outubro:
05 - Roberto,
26 - Rubens Lintz - "Álgebra: dos árabes ao ocidente"

Novembro:
09 - Pedro,
30 - Ricardo

Dezembro:
07 - Paulo