Translate

31.3.11

13/04 - Dante Cardoso

Dante Cardoso, estudante de mestrado do IFCH/CLE Unicamp

TÍTULO: Paradoxo da Cognoscibilidade em cenários multiagentes.

RESUMO: Uma investigação do resultado de Fitch acerca da cognoscibilidade em cenários de múltiplos agentes cognoscentes, os quais podem conhecer ou ignorar o conhecimento e ignorância alheios.

11.3.11

Cronograma

Pessoal, segue os dias dos próximos seminários:

23/03 Márcio; 30/03 Walter; 13/04 Dante; 27/04 Jairo; 04/05 Ricardo; 25/05 Bicudo; 08/06 Pedro; 22/06 Roberto; 29/06 S. Nobre; 06/07 Fábio.

Títulos e resumos serão enviados em momento oportuno.

7.3.11

30/03 - Walter Carnielli

Prof. Dr. Walter Carnielli
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH-UNICAMP
Diretor do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência - CLE-UNICAMP
Website: http://www.cle.unicamp.br/prof/carnielli

"O problema 'ax + b': a generalização mais natural possível do Problema de Collatz"

Resumo:

A Conjecture de Collatz ou ``Problema 3x + 1'' é talvez o problema numérico mais simples de se enunciar e o mais difícil de ser resolvido: uma de suas generalizações é inclusive indecidível. Este tipo de problema tem interessado a especialistad em Teoria dos Números, a lógicos e mesmo a alguns filósofos interessados em questões heurísticas.

Pretendo mostrar como descobri uma generalização do problema que leva a uma classe infinita de novos problemas, ainda mais intrigantes, e como este enfoque pode ser usado para novas generalizações de outra vertentes do problema.

Um programa de simulação desenvolvido pelo Prof. Keith Matthews (Brisbane, Austrália) encontra-se em:

http://www.numbertheory.org/php/carnielli.html

e uma versão preliminar de um artigo expositório a respeito está em:


W. Carnielli. The problem ax + b: the most natural generalization
of Collatz problem.
CLE e-Prints vol. 11(1), 2011
ftp://logica.cle.unicamp.br/pub/e-prints/vol.11,n.1,2011.pdf

23/03 - Márcio Moretto Ribeiro

Márcio Moretto Ribeiro, pesquisador de pós doutorado do CLE-UNICAMP

Título: Revisão de Crenças em lógicas não classicas

Resumo: A área de revisão de crenças trata do problema de como agentes racionais ideais mudam suas crenças. O trabalho mais influente na área de revisão de crenças é chamado de paradigma AGM. Seguindo esse paradigma o estado de crenças de um agente é representado por um conjunto de sentenças fechado por consequência lógica (conjunto de crenças). Ainda seguindo o paradigma AGM, operações (expansão, revisão e contração) são definidas sobre conjuntos de crenças através de postulados de racionalidade. O paradigma AGM, apesar de amplamente aceito, não é compatível com diversas lógicas não-classicas. No seminário apresentaremos o paradigma AGM e os problemas em aplicá-lo às lógicas não clássicas. Depois disso mostraremos como adaptar os postulados de forma que eles sejam compatíveis com uma vasta classe de lógicas. Por fim, apontaremos para trabalhos futuros cujo principal tema é a aplicação de revisão de crenças em lógicas de inconsistência formal.